O Maior Investidor do Mundo
Warren Buffett é um dos investidores mais importantes do mercado financeiro e o sexto homem mais rico do planeta, com uma fortuna estimada em 118 bilhões de dólares, segundo a revista Forbes. Ele é famoso por ter hábitos simples e não gostar de gastar dinheiro.
No entanto, o que poucas pessoas sabem é que, apesar de ter ganho bilhões de dólares ao longo dos anos, Buffett mantém hábitos comuns até hoje que podem ser incorporados à sua rotina.
Ele acredita que, ao entender por que você ganhou tanto dinheiro ao longo da vida, percebe que os ricos não trabalham apenas pelo dinheiro, mas pela satisfação de fazer mais e melhor.
1. Café da manhã simples
O primeiro hábito de Warren Buffett é sempre começar com um café da manhã barato. Warren Buffett começa o seu dia sempre com um café da manhã simples, ao contrário de muitos milionários e bilionários que têm hábitos extravagantes, especialmente quando o assunto é comida.
Para se ter uma ideia, Buffett gosta de iniciar o seu dia com alimentos acessíveis, e não é incomum vê-lo economizando dinheiro, chegando a tomar café no McDonald’s. Outras guloseimas compõem o cardápio não muito variado do bilionário.
Em alguns dias, o seu café da manhã consiste em um pacote de óleo, surpreendendo até mesmo seus melhores amigos, como Bill Gates, que mencionou algo surpreendente ao descobrir que Buffett basicamente come o que gostava quando tinha 6 anos de idade. De forma incrível, o óleo ainda faz parte da sua dieta, considerada incomum ou até bizarra, mas muito econômica.
Buffett é categórico ao explicar: “Verifiquei os dados e a menor taxa de mortalidade ocorre durante os 6 anos de idade. Então, decidi comer como um jovem de 6 anos. É o caminho mais seguro que posso seguir.”
2. Mora na mesma casa
O segundo lugar, Buffett ainda reside na mesma casa que comprou em 1958. A simplicidade do Warren Buffet pode ser notada principalmente por meio de sua residência.
O bilionário continua vivendo na residência que adquiriu naquela época, desembolsando então a quantia de 31 mil dólares. Atualmente, o valor estimado da sua casa é de cerca de 270 mil dólares.
Localizada na cidade de Omaha, no estado de Nebraska, nos Estados Unidos, a casa chama a atenção pela sua simplicidade, considerando a vasta fortuna do investidor. No entanto, Buffett não tem planos de colocar a casa à venda e afirma estar muito feliz residindo no mesmo lugar ao longo de tantos anos.
Uma curiosidade: Ao longo das últimas décadas, Buffet conseguiu manter um retorno médio de mais de 20% ao ano, algo realmente incrível.
Por causa disso, ele ganhou o apelido de “Oráculo de Omaha”, referindo-se à cidade onde nasceu e também ao antigo local na Grécia, Delfos, onde as pessoas buscavam respostas dos deuses para suas perguntas.
3. Passatempos acessíveis
Em terceiro lugar, Warren Buffett tem passatempos acessíveis. Enquanto alguns bilionários escolhem passatempos bastante ousados, como esportes radicais, carros caros e corridas, Buffett mantém hábitos simples que se refletem também em seus passatempos.
Um dos seus favoritos é jogar bridge, um jogo de cartas. Buffett é viciado no jogo e conta que já chegou a passar cerca de 12 horas por semana jogando.
Quem diria que jogar bridge seria um dos hábitos de Warren Buffett, não é mesmo?
4. Não é extravagante com os amigos
Em quarto lugar, ele trata os amigos bem, mas sem extravagâncias. Muitas pessoas podem esperar que um milionário as receba com coisas extravagantes, como bebidas caras, lagostas e outros luxos.
No entanto, Warren Buffett é bastante diferente nesse aspecto. Bill Gates já relatou de forma bem humorada que o amigo não aprecia muito extravagâncias, mas também brinca ao dizer que aprendeu muitas coisas com Warren nos últimos 25 anos.
5. Não tem carros de luxo
Em quinto lugar, o investidor da Coca-Cola, Buffett mantém o mesmo carro por vários anos. E engana-se quem pensa que se trata de um carro de luxo. Buffett tende a escolher sedãs de médio porte, buscando veículos que ofereçam o mínimo de conforto, sem chamar muita atenção.
Para ele, carros são apenas despesas, e ele entende que é possível melhorar as finanças ao optar por um veículo mais econômico e manter as revisões em dia.
Conclusão
O bilionário continua mantendo seus hábitos simples, alguns até infantis, mas ele faz isso porque gosta, não pelo dinheiro, mas pela satisfação de fazer o que acredita ser certo e de aproveitar a vida à sua maneira, sem se preocupar com a opinião dos outros.
Este é mais um exemplo da rotina dos bilionários; enquanto alguns são extravagantes, outros são tão simples quanto Buffett.
Isso significa que, independentemente do que você deseja, você pode continuar sendo você mesmo, não importa o quão bem-sucedido ou quanto dinheiro você tenha.
O que você achou dos hábitos de Warren Buffett? Deixe sua opinião nos comentários aqui embaixo.